Gestão integrada de fluxos de embalagens retornáveis
Ao imaginar uma rede de clientes com objetivos e expectativas específicos, existe uma concorrência acirrada pela busca do atendimento mais qualificado. Diante desse contexto, a gestão de embalagens retornáveis tem a função técnica de proteger e identificar o produto.
Pensando na necessidade de qualificação no processo de gestão de embalagens retornáveis, é importante entender todas as etapas dos processos até chegar ao cliente final. A Tegma desenvolve processos que vão desde o planejamento e monitoramento dos pedidos colocados junto aos fornecedores até a execução total dos transportes de coleta e transferência para as unidades industriais, oferecendo soluções completas para gestão de sua cadeia de abastecimento de partes e peças.
Todas as etapas são orientadas por um planejamento integral – como aquisição, manutenção, controle inteligente das embalagens, inclusão de pontos de apoio para consolidação de cargas ou armazenagem temporária, a Tegma garante fluxos de abastecimento contínuos, sem interrupções por problemas na logística de movimentação ou falta de embalagens e informações.
Entendendo a estruturação de fluxos de embalagens retornáveis, é possível compreender as funções e vantagens desse tipo de gestão:
AS VANTAGENS
- Melhoria na organização dos fluxos de abastecimento de peças;
- Otimização e economia nos transportes;
- Racionalização de áreas de movimentação de peças na sua planta;
- Economia e sustentabilidade nas embalagens para transporte de matéria prima;
- Melhoria do fluxo de caixa de investimentos;
- Acesso online de informações completas e obtenção de indicadores precisos.
AS CATEGORIAS DE EMBALAGENS RETORNÁVEIS
As embalagens utilizadas são divididas em cinco categorias: primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e de quinto nível, de acordo com a funcionalidade desejada e com as características do produto a ser embalado.
Primárias: envolvem o produto e podem ser manuseadas pelo consumidor. Por essa razão, trazem todas as informações de interesse do público.
Secundárias: protegem as embalagens primárias e são utilizadas para o transporte e manipulação, como engradados de bebidas.
Terciárias: normalmente são feitas de papelão, madeira ou plástico e são utilizadas no transporte e estocagem dos produtos.
Quaternárias: servem para a movimentação de mercadorias armazenadas. Por exemplo: os paletes.
Quinto nível: são as utilizadas para transporte de longa distância, como os contêineres.
DESAFIOS DA GESTÃO INTEGRADA DE FLUXOS DE EMBALAGENS RETORNÁVEIS
Dentro de um processo complexo de operações, com grande número de fornecedores e transportadores, é comum a presença de desafios que podem levar à insatisfação na entrega, tais como: localizações dispersas, ausência de rastreabilidade, ineficiência no controle de perda, avaria de embalagens e alto índice de avarias de peças.
Pensando em garantir a redução de erros e insatisfação, a Tegma atua de forma a implementar ações para que sua cadeia de abastecimento alcance altos níveis de desempenho em seu fornecimento, sem rupturas e com custos competitivos, atuando diretamente em soluções customizadas e serviços exclusivos.
SERVIÇOS
Com o objetivo de atuar na identificação, rastreamento e registro individual de cada embalagem a tecnologia RFID – Radio Frequency Identification ou Identificação por Radiofrequência.
Identificação do parque de embalagens, em duas tags por embalagem de aproximadamente 340k, Instalação de portais RFID e coletores RFID nos pontos de recebimento e expedição de embalagens totalizando, 24 portais e 6 leitores com uma Plataforma web/mobile, para execução e acompanhamento de todas as rotinas e processos. Por meio dessa ferramenta são oferecidas vantagens, tais como: controle do fluxo de matéria prima nas plantas, redução do tempo de inventários, controle de vida útil, visibilidade em tempo real das embalagens na cadeia, redução de custos e redução da mão de obra.
1. Inteligência e sistema de gestão;
2. Colocação e acompanhamento de pedidos;
3. Mapeamento de fornecedores – malha e roteirização;
4. Documentação;
5. Especificação de embalagens
6. Especificação dos veículos (tipos e capacidades);
7. Rastreabilidade;
8. Auditorias em todas as etapas do processo, inclusive nos fornecedores.
9. Centros de controle: consolidação de cargas (transit points) e gestão das embalagens vazias (estoque, higienização e manutenção); Centro de gerenciamento de transporte: acompanhamento de rotas on time.
10. Fulfillment é o conjunto de atividades, desde o recebimento do pedido até o momento da entrega do produto ao cliente final, visando sempre o maior índice de satisfação possível.
Além disso, a Tegma oferece uma solução completa para gestão e execução de seus processos logísticos internos. Atendemos vários modelos de atividade In House, de maneira ágil e flexível. Operamos dentro das plantas de nossos clientes, em almoxarifados de partes e peças ou em cetros de distribuição, podendo alocar aos projetos tecnologia da informação, equipamentos de movimentação e equipes experientes que garantem a execução de todas as tarefas com qualidade, economia, padrões de segurança, sustentabilidade e compliance.
O trabalho pode envolver desde as tarefas de planejamento de abastecimento do seu processo produtivo (gestão do fluxo das matérias prima) ou do seu centro de distribuição, até a alocação de softwares de gestão, equipamentos de movimentação diversos e mão de obra especializada, necessários para cada atividade logística: recebimento de materiais, conferência, abastecimento de linhas, inspeção de qualidade, separação de pedidos, embalagem e muitas outras.
Muitos especialistas resumem a operação logística à capacidade de entregar os produtos certos, no local correto, no momento adequado e na quantidade esperada. Na Tegma, nosso entendimento é muito mais amplo. Além de executar processos de transportes e armazenagem, ajudamos as empresas a planejar, controlar, gerenciar e investir em processos logísticos de alto desempenho, observando sempre o custo total e a cadeia logística como um todo.
Garantimos que os níveis de serviço pactuados sejam entregues sempre de maneira constante aos clientes finais, internos ou externos, com operações por meio de soluções focadas no transporte, armazenagem e distribuição, dentro do modelo 3PL e do modelo 4PL. Aproveite a experiência de mercado de logística da Tegma e os melhores benchmarks 3PL e 4PL da categoria no desenvolvimento de um plano executável dentro da sua realidade.
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