15/09/2022
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O que uma solução integrada pode trazer de benefícios para sua cadeia de abastecimento?

Descubra como a integração da cadeia logística anda na pista da redução de custos e ganho de competitividade.

Entre os setores da economia brasileira, a logística vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos com a necessidade cada vez maior de movimentação para bens e produtos.

Na média dos últimos 10 anos, o setor vem mostrando um desempenho em elevação com uma participação de 12% do PIB, chegando a atingir até 38% de elevação em 2021, segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M. Em termos numéricos o desempenho expressivo mostra um salto de R$ 2,1 trilhões no primeiro quadrimestre de 2020 para expressivos R$ 3 trilhões no mesmo período em 2021.

Os fatores responsáveis pelos números positivos e uma expectativa ainda maior de evolução para os próximos anos são 2: tecnologia e gestão.

O desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e adoção crescente de inovações como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial vem revolucionando o setor e consolidando a Logística 4.0 como uma nova estrada para os negócios do setor no futuro.

O papel da cadeia logística integrada.

Com os avanços tecnológicos que citamos anteriormente o supply chain tem a possibilidade de estar cada vez mais integrado às empresas, uma presença determinante para demandas cada vez mais urgentes, prazos mais curtos e muita informação a ser processada dentro de uma cadeia de distribuição.

E para atender a toda essa demanda as companhias logísticas precisaram e precisam inovar cada vez mais na gestão e todos os fatores do processo de distribuição. A aproximação entre fornecedores e centros de distribuição mudou o fluxo da cadeia e, o que antes era uma rede com diversas etapas, hoje se tornou uma linha que conecta os fornecedores, empresas e clientes finais.

A logística integrada se materializa então como sendo uma operação de um fluxo independente, inteligente e integrado, com um intercâmbio contínuo de informações entre todos os agentes e benefícios para toda a cadeia. Como principais atributos temos:

– Aumento da agilidade logística;

– Reduz custos das operações;

– Adquire vantagem competitiva;

– Diminui riscos na cadeia de suprimentos;

– Gestão facilitada e inteligente;

– Aumento de performance;

– Aumento de lucratividade.

Dentro deste conceito de integração total, soluções que respondam às necessidade são de extrema importância dentro das cadeias de distribuição. Essas soluções oferecem a possibilidade de verticalizar todo o fluxo de fornecimento, reduzindo o número de interfaces, concentrando a gestão em uma só empresa, o que aumenta a produtividade e otimiza os custos. Nesse aspecto, soluções completas fornecem o que é preciso para que as mercadorias cheguem no prazo estipulado aos destinatários. A definição de fornecedores, construção da rota, segurança, transmissão das informações de cada etapa, monitoramento em tempo real para o cliente, tudo isso faz parte do que entrega uma solução integrada.

A gestão de embalagens na integração

Quando pensamos em rede de clientes com necessidades e anseios diferentes, a concorrência por quem está mais preparado para o atendimento das demandas. Nesse aspecto, a gestão de embalagens retornáveis é crucial para proteger e identificar produtos. 

Entre as etapas da gestão de embalagens estão desde o planejamento e monitoramento dos pedidos feitos aos fornecedores até a execução total dos transportes de coleta e transferência para as unidades industriais.

Todas as fases devem ser orientadas por um planejamento integral, que contemple a aquisição, manutenção, controle inteligente das embalagens, inclusão de pontos de apoio para consolidação de cargas ou armazenagem temporária.

Com o entendimento e a estruturação de fluxos de embalagens retornáveis, é possível compreender as funções e vantagens desse tipo de gestão:

– Melhoria na organização dos fluxos de abastecimento de peças;

– Otimização e economia nos transportes;

– Racionalização de áreas de movimentação de peças nas plantas;

– Economia e sustentabilidade nas embalagens para transporte de matéria prima;

– Melhoria do fluxo de caixa de investimentos;

– Acesso online de informações completas e obtenção de indicadores precisos.

Como os processos de operações são por muitas vezes complexos, com um número elevado de fornecedores e transportadores, existem desafios que podem levar à experiência insatisfatórias na entrega, como por exemplo: localizações dispersas, ausência de rastreabilidade, ineficiência no controle de perda, avaria de embalagens e alto índice de avarias de peças.

Para garantir que o fluxo de embalagens esteja integrado a todo o processo da cadeia de gestão é necessário oferecer soluções que conectem toda a gestão desde o pedido inicial até a entrega final. O pós entrega também é extremamente importante pois é através dele que é possível mensurar e corrigir possíveis falhas no processo, adequando etapas e adicionando tecnologia sempre que possível, transformando cadeias de distribuição em organismos dinâmicos que possam sofrer aprimoramentos em todas as fases, garantindo a satisfação de todos os envolvidos no sistema.

“Através de nossa ferramenta conseguimos gerenciar um fluxo de 2.300 viagens mês com mais de 325.000 embalagens ativas em toda cadeia, contemplando o round trip completo, ou seja, coleta de embalagens vazias nos modelos, quantidades e integridade solicitada e o retorno com embalagens cheias “matéria prima”, conforme forecast definido para o consumo da indústria, nas quantidades, integridade e horário determinado.

Isto só é possível com uma equipe especializada e tecnologias dedicada a esta necessidade e assim integrando a cadeia logística, melhorando os indicadores de performance e reduzindo custos no processo produtivo.”

 Tiago Rafael Costa Silva (Gerente Executivo de Operações)

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