27/07/2021
Não categorizado.

Na pista da Logística 4.0

Como esse novo conceito de logística nasceu e quais são os principais ganhos e desafios para empresas e profissionais de um segmento que está mudando como nunca.

Você sabe o que é a Indústria 4.0 ou ao menos já ouviu esse termo em algum lugar. 

A expressão que pode ser traduzida como a quarta revolução industrial vem precedida de outros três momentos em que toda a forma como se pensavam as rotinas de uma indústria mudou radicalmente. Da primeira revolução que teve como grande protagonista as máquinas a vapor, passando pela especialização do trabalho e a chegada da eletrônica e da robótica, momentos que revolucionaram a atividade industrial.

Mas quando a informação foi automatizada que chegamos ao momento da Indústria 4.0, um conceito que nasceu na Alemanha, mais especificamente na cidade de Hannover, para definir uma nova fase da produção em que a automatização é completa. Essa fase que teve seu início lá em 2013 utiliza recursos tecnológicos como a Internet das Coisas, a computação em Nuvem, entre outros, para criar uma indústria mais competitiva e eficiente.

O que é a Logística 4.0?

Assim como a indústria, a expressão Logística 4.0 simboliza uma nova etapa para o segmento. Agora totalmente conectada para atender às demandas de ganho em velocidade, eficiência, diminuição de custos e acesso a informações. 

Com ela, o foco está na evolução que a tomada de decisões ganha a partir dos dados, interligando toda a cadeia logística com o tráfego de informações entre empresas, transportadoras, armazéns, plantas fabris, além do cliente final.

E para que a revolução aconteça de fato na logística, algumas tecnologias como a Computação em Nuvem, Webservices, EDI, Big Data, BI, Mobilidade, Digital Twin, Machine Learning  e Inteligência Artificial turbinam a forma como vemos as informações e a tomada de decisões daqui para frente .

 Quais são os ganhos?

Quando se estabelece uma cadeia de suprimentos baseada na Logística 4.0 aliada a recursos tecnológicos existentes como a gestão automatizada da informação e comunicação entre os agentes do processo, os benefícios são muitos para todo o ecossistema. Dentre eles, podemos citar:

E os desafios?

Falando de uma forma geral sobre os desafios que a Logística 4.0 oferece, é possível afirmar que independente da adaptação rápida ou não do mercado, esse é um caminho sem volta. 

Mas a pergunta que fica é: será que o Brasil está pronto para essa nova fase da logística?

Pensando nisso, reunimos alguns pontos de atenção que devem estar presentes nas discussões de otimização do processo logístico em todos os casos. 

Uma infraestrutura ineficiente pode fazer com que um processo bem elaborado não saia do papel devido ao recurso que possibilita seu sucesso. Um exemplo dessa relação é a ausência de internet de alta transmissão de dados em boa parte do país. 

Outro ponto que pode frear a expansão dessa “nova logística” é o raro acesso a linhas de financiamento. Empresas que não tenham um fluxo de caixa saudável, não terão condições de investimento e por consequência permanecerão em um patamar secundário tecnologicamente.

A falta de conhecimento, seja das empresas ou do mercado de mão de obra pode ser um gargalo nesse processo de desenvolvimento. O sistema que se impõe com a Logística 4.0 demanda cada vez mais profissionais que trabalhem com capacidades analíticas, administrando informações a todo momento e se conectando a outros departamentos da empresa.   

A tecnologia existente e a demanda cada vez maior do mercado, como por exemplo no e-commerce, tornam o caminho dessa nova maneira de trabalhar a logística mais claro a cada dia. Com a inovação no centro do conceito e o aumento da adoção de tecnologias, a tendência é que exista uma redução de custos, tornando a Logística 4.0 sentido obrigatório para todos os agentes que decidirem andar por essa nova estrada logística. 

Fontes:

https://www.benner.com.br/logistica-4-0-como-ela-impacta-os-negocios/

https://revistamundologistica.com.br/glossario/logistica-40


Notícias Relacionadas

gestao-de-embalagens-retornaveis-veja-os

Gestão de embalagens retornáveis: veja os...

Com a crescente demanda por uso de...
Leia Mais
tegma-aprimora-solucao-de-fulfillment

Tegma aprimora solução de Fulfillment

A Tegma Gestão Logística, empresa nacional do...
Leia Mais
a-mulher-nos-setores-que-homens

A mulher nos setores que homens...

O setor logístico sempre foi considerado predominantemente...
Leia Mais