15/03/2024

tegUP faz a conexão com startup 4MDG para desenvolver solução inovadora destinada à GM

Solução desenvolvida irá otimizar o fluxo de controle de cadastros na área de embalagens

A tegUP Ventures, braço de inovação aberta e de tecnologia da Tegma Gestão Logística, identificou dentro de seu programa anual de desafios a startup 4MDG para desenvolver e implantar uma solução para a GM do Brasil. Por meio dessa ferramenta o fluxo de controle de cadastros na área de embalagens será otimizado, colocando fim às planilhas e anotações anteriormente feitas manualmente.

Na indústria automotiva, a gestão eficiente de embalagens é um componente crítico para assegurar a integridade e a entrega oportuna de peças essenciais. Segundo Antenor Junqueira Franco Alves, Logistics Planner Coordinator da GM, a solução estará totalmente implementada em meados de março de 2024.

Filipe Figueiredo, consultor em Master Data da 4MDG, explica que o software desenvolvido para o setor de embalagens da montadora prevê a criação de um portal colaborativo com os fornecedores através de workflows inteligentes, onde será feita toda a gestão das embalagens, com regras de validação, controle de prazos e recursos de alteração massiva. “Serão automatizadas as centrais de cadastros, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos dados mestres”, acrescenta Figueiredo.

A solução desenvolvida pela startup incluirá a geração de código automático, criação de campos padronizados e com cálculos feitos automaticamente, rastreamento de alterações no cadastro, geração de relatórios diretamente na plataforma, levantamento do histórico de amarração de Part Numbers, sistema de busca e preenchimento automático dos dados do fornecedor.

Programa de Desafios da tegUP

A tegUP Ventures, braço de inovação aberta e de tecnologia da Tegma Gestão Logística, foi criada em 2017 para promover a aproximação e integração da empresa com o ecossistema de startups dedicadas a soluções para o setor de logística.

Anualmente é lançado um Programa em que são apresentados desafios para atender demandas reais identificadas no setor, incentivando, assim, startups a desenvolverem soluções alinhadas às necessidades do mercado. Na edição de 2022, um dos quatro desafios era justamente o desenvolvimento de sistema para o gerenciamento de cadastro de embalagens para peças novas ou modificadas.

José Carlos de Souza Filho, gerente de Inovação da tegUP, festeja com entusiasmo esse desfecho. Para ele, trata-se da “materialização do que idealizamos no início do programa, quando colocamos como missão sermos um agente de inovação na área de logística”.

Uma das finalidades da iniciativa da tegUP é fazer a ponte entre clientes da Tegma e as startups para que essas empresas de tecnologia desenvolvam ferramentas que possam resolver problemas específicos identificados pelos clientes. Com isso, a tegUP já fez diversas ações de aproximação, apresentando a seus clientes startups com potencial de desenvolverem soluções para os problemas apontados. A própria Tegma, por exemplo, já firmou contrato com mais de 25 startups com as quais a tegUP se relaciona.

“Nós trabalhamos para que a Tegma e seus clientes encontrem soluções para seus problemas e quando isso é tangível, com a assinatura de um contrato ao final da jornada, notamos com muita satisfação que estamos no caminho certo, que todo o nosso trabalho valeu a pena”, comemora José Carlos de Souza Filho.