Voltar
15/12/2022

Tegma recebe pelo 14º ano consecutivo, reconhecimento do programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil

Desde 2008 empresa é signatária do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas rodovias brasileiras 

A Tegma Gestão Logística recebe pelo 14º ano consecutivo o reconhecimento da Childhood Brasil por sua atuação no Programa Na Mão Certa, do qual é signatário desde 2008. O evento para entrega dos certificados aos participantes aconteceu dia 9 de novembro, com a presença da rainha Silvia, da Suécia, fundadora da World Childhood Foundation.

O programa Na Mão Certa tem como principal estratégia sensibilizar caminhoneiros e caminhoneiras para atuarem como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco no enfrentamento da exploração sexual. A iniciativa foi implantada em 2006 e atua incentivando mudanças estruturais e culturais na sociedade. Busca, também, formar uma rede de proteção unindo todos os setores privado e público, tais como Executivo, Legislativo e Judiciário, Conselhos Tutelares, além das Secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública, com pesquisas e publicações, para dar visibilidade e esse problema.  Nessa trajetória o programa já investiu mais de R$ 91 milhões na causa, publicou 82 estudos e pesquisas temáticas, articulou ações como a Lei da Escuta Protegida, transformando o atendimento público a crianças e adolescentes e já influenciou mais de 2.000 empresas a enfrentar o problema. 

Compromisso Tegma

“Atuar com responsabilidade social em nossa sociedade faz parte da cultura da Tegma, que há anos vem incentivando a promoção de uma educação pública de qualidade, saúde e inclusão esportiva e social. Não seria diferente com um programa que traz um tema tão importante e de grande impacto para toda comunidade. Por isso nós apoiamos as ações de divulgação, comunicação e conscientização para que as pessoas com quem a Tegma se relaciona se tornem agentes de proteção das crianças e dos adolescentes”, explica Rosa Maria de Carvalho, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Tegma e gestora responsável pelo programa.

Entre outras ações permanentes, faz parte desse apoio a distribuição de material educativo e o incentivo aos motoristas para que entrem no ambiente digital criado pela Childhood Brasil, com “trilhas” que conduzem para a conscientização sobre a dimensão desse problema social e os meios possíveis para que cada cidadão contribua na proteção das crianças e dos adolescentes. “Eles são o futuro do país e temos que nos preocupar em protegê-los”, enfatiza Rosa.

Pela importância atribuída a esse tema, a Tegma envolveu as lideranças, em todos os níveis, para sensibilização e conscientização sobre a relevância do Programa. “Os líderes são os principais multiplicadores”, explica Rosa Maria de Carvalho. Para consolidar ainda mais esse envolvimento, a temática foi introduzida em seu Programa de Desenvolvimento de Líderes, que acontece anualmente. Este ano foi realizado entre os dias 21 e 23 de novembro e foi tema da abertura, marcada por palestra da gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, Eva Cristina Dengler.

Ao traçar um comparativo entre a situação atual e a encontrada 14 anos atrás, Rosa Maria de Carvalho se diz otimista, embora destaque que ainda há muito a se fazer. “Vejo que houve uma evolução. Estamos impactando cada vez mais pessoas, mas a subnotificação de casos ainda é muito grande”, esclarece. As estimativas calculam que apenas 10% dos casos são notificados, o que indica a necessidade de inciativas como essa serem ampliadas e multiplicadas, com a participação dos diferentes setores da sociedade. 

Sobre a Tegma

Com mais de 50 anos no mercado, a Tegma Gestão Logística é um dos maiores operadores logísticos do Brasil, sendo responsável pela distribuição de aproximadamente um quarto dos veículos novos comercializados no país, entregues a mais de mil concessionárias espalhadas por todo o território nacional e, também, pela logística integrada com gestão, transporte, armazenagem, distribuição para indústrias nos setores de químicos e eletroeletrônicos. 

Empresa de capital aberto na B3 desde 2007, recebeu diversos prêmios em inovação em logística, resultado de um ambiente diverso e colaborativo, fomentado pela tegUP Ventures, seu braço de inovação aberta e de tecnologia. A cultura corporativa tem como referência as melhores práticas de governança, contando com uma estrutura implantada para resguardar a integridade dos negócios e dos colaboradores.

Notícias Relacionadas

tegma-divulga-relatorio-integrado-sobre-suas

Tegma divulga Relatório Integrado sobre suas...

Documento descreve as ações desenvolvidas em sustentabilidade...
Read More
tegma-alcanca-100-de-conformidade-na

Tegma alcança 100% de conformidade na...

Empresa alcança certificação máxima na iniciativa Together...
Read More