Voltar
15/12/2022

Tegma instala usina de energia solar em sua unidade de Sorocaba

Iniciativa piloto, que utiliza fonte limpa e renovável, fornece cerca de 70% da energia consumida

A Tegma Gestão Logística, uma das maiores operadoras logísticas do país, iniciou um importante processo de limpeza da sua matriz energética a partir da instalação de uma usina solar em sua unidade de Sorocaba, em São Paulo. O sistema, em operação há cerca de um mês, é conectado à rede elétrica da concessionária local, o que permite colocar nessa rede eventuais excedentes de eletricidade ou, caso o consumo seja superior ao que foi captado, suprir a diferença por meio do abastecimento da concessionária.

Segundo explica Fernando Aoki, gerente de Engenharia e Obras da Tegma, o novo sistema traz diversos benefícios. “Além dos ganhos financeiros que serão obtidos após o retorno do capital investido, utiliza um recurso renovável, a luz solar, que não polui e nem agrava o efeito estufa com a emissão de gases, como o CO2”, assinala o executivo. 

Aoki destaca outras vantagens da opção adotada, como montagem rápida, pouca manutenção – basicamente lavagem do sistema duas vezes ao ano – e alta durabilidade, com uma vida útil de 25 anos, em média. Os painéis foram colocados no telhado da nave de carregamento, o que dispensou obras de maior complexidade. 

Iniciativa piloto

A unidade de Sorocaba é um pátio da Divisão Logística de Veículos (DLV) com 40 mil metros quadrados, destinado à operação de carregamento da montadora Toyota. É a primeira iniciativa nesse sentido e serve como projeto piloto. “Vamos avaliar os resultados para verificar a possibilidade de colocarmos usinas de energia solar em outros locais”, assinala Fernando Aoki.

O projeto do sistema prevê fornecer entre 65% e 70% da energia consumida naquela unidade. Isso significa que mensalmente a empresa economizará o correspondente a esse percentual em seu gasto com o consumo de energia elétrica. Trata-se de um exemplo concreto da possibilidade de conciliar redução do impacto ambiental com ganhos financeiros. 

Notícias Relacionadas

Tegma 5.0, uma jornada de transformação...

A iniciativa da operadora logística que permitirá...
Read More

Tegma recebe crédito de R$ 20...

Recursos serão repassados por intermédio da Finame...
Read More