Voltar
1/07/2022

Tegma assina o Pacto Empresarial do Instituto Ethos pela Integridade e contra a Corrupção

Adesão faz parte da política de transparência da empresa, instituída a partir de maio de 2019 com a implantação de um sistema de Compliance

A Tegma Gestão Logística assinou junto ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social o ‘Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção’. De acordo com o Ethos, as empresas signatárias do Pacto se comprometem a divulgar junto a seus funcionários e stakeholders a legislação brasileira anticorrupção, com a finalidade de que as normas sejam cumpridas integralmente. As corporações também assumem o compromisso de “vedar qualquer forma de suborno, trabalhar pela legalidade e transparência nas contribuições a campanhas políticas e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário”. 

A assinatura do Pacto com o Instituto Ethos se inclui na política de Compliance da Tegma, adotada formalmente em maio de 2019 com a implantação de um Sistema voltado à ética e transparência. Antes disso a empresa já possuía uma cultura de ética e responsabilidade, o que a qualificou, em 2007, a ingressar no Novo Mercado da B3, segmento que reúne empresas com elevados padrões de transparência e governança corporativa.

De acordo com Marcos Medeiros, diretor-presidente da Tegma, “o compromisso com a ética e com a integridade em nossos negócios permitiu que nos tornássemos um dos maiores operadores logísticos do país”. Segundo assinala, “a postura está enraizada na cultura corporativa e nos ajuda a conquistar a confiança dos nossos clientes, fornecedores, investidores e da sociedade em geral”.

Um ponto importante para a consolidação da política de Compliance foi a adesão convicta de colaboradores e das lideranças da empresa. “Recebemos mensagens de colaboradores que ocupam cargos de gerência destacando que a ética e a transparência são importantes diferenciais competitivos na hora de fechar um negócio”, afirma Kelly Cristina do Nascimento Reis, gerente Jurídica e Compliance da Tegma. 

Flávio Cesar Vasconcelos Ferreira, especialista de Compliance, também destaca a importância da adesão das lideranças. “Muitos nos comunicam que se sentem parte do processo de Compliance conduzido pela Tegma”, acrescenta. Essa participação foi evidenciada em evento que fez parte da 1ª Semana de Compliance da Tegma, realizado dia 19 de maio. Todas as apresentações e os depoimentos foram feitos por colaboradores da empresa das áreas corporativa e operacional. A equipe de Compliance se dedicou unicamente a organizar o evento. “As pessoas estão entendendo que a área de Compliance não é a ‘polícia’ da empresa e sim uma atividade estratégica para que os negócios sejam feitos de forma ética e transparente”, explica Kelly Cristina.

Linha do tempo

O Sistema de Compliance implantado em maio de 2019 foi estruturado em três pilares: prevenção, detecção e correção. Desde o início foi definido que a prevenção seria o foco principal e, a partir daí, foram revistos processos internos e criadas as políticas corporativas, com o objetivo de aproximar de todos os colaboradores, nos diferentes níveis, a cultura de ética e transparência. Até mesmo o slogan para as ações de Compliance foi selecionado a partir de um concurso interno. A frase vencedora foi “Ética e transparência: o que nos move”, da funcionária Adriana Esteves.

Em 2020 os trabalhos se concentraram nas ações de comunicação. Ao longo do ano foram produzidos e divulgados internamente 138 artigos de autoria da equipe de Compliance. Também foi criado o Boletim Executivo de Compliance, enviado mensalmente para o Comitê Executivo da Tegma. Nesse ano, a área assumiu a gestão do Canal Confidencial Tegma, passando a apurar as manifestações encaminhadas por esse meio. Em agosto o Conselho de Administração da Companhia aprovou a nova edição do Código de Ética e Conduta e o Código de Conduta dos Fornecedores. 

No ano passado, além da continuidade na redação dos artigos, foram produzidos como parte das ações de comunicação, 45 vídeos de sensibilização para divulgar o Canal Confidencial Tegma, tendo como protagonistas colaboradores de diversas áreas e funções da própria empresa. No final do ano, a Companhia dispunha de uma completa estrutura documental de Compliance: além dos Códigos foram aprovadas as Políticas de Anticorrupção, de Brindes e Entretenimento, de Não Retaliação e de Conflitos de Interesse. 

Com a assinatura do Pacto do Instituto Ethos a Tegma ultrapassa, simbolicamente, as fronteiras corporativas e assume publicamente seus compromissos com a ética e a transparência. Além disso, passará a participar de um debate mais amplo, já que integrará os grupos de discussão criados pelo Ethos para definição das melhores práticas, de acordo com a visão e a experiências das próprias empresas. E, considerando o caminho percorrido até aqui, a Tegma poderá oferecer uma grande contribuição nesse debate.


Inscreva-se em nossa newsletter

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


    Notícias Relacionadas

    Tegma aumenta em quase 100% o...

    Carros agora chegam estacionados no interior do...
    Leia Mais

    Tegma recebe certificação Great Place to...

    Documento foi conquistador após pesquisa de clima...
    Leia Mais