Voltar
2/01/2024

Tegma 5.0, uma jornada de transformação digital

A iniciativa da operadora logística que permitirá crescer de forma organizada, sustentável e com foco em pessoas

A Tegma Gestão Logística, em busca constante por inovação e eficiência, está implementando uma série de ações conjugadas com o objetivo de promover a sua transformação digital dentro de um patamar tecnológico que a empresa definiu como Tegma 5.0. Segundo explica Célia Takano, diretora de TI e Inovação da companhia, “trata-se de uma jornada planejada em várias etapas. As primeiras, já implementadas, formam os alicerces para toda a evolução tecnológica que pretendemos promover”.

Uma das medidas estruturantes é a modernização do ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) e consequente aprimoramento dos processos corporativos, nas áreas administrativas e financeiras. A primeira fase incluiu atualização do parque tecnológico, novo Data Center, incorporação de inovadoras ferramentas de segurança, início da transferência de dados para a nuvem e implantação de plataforma de integração de dados. Para a segunda fase está planejada a modernização dos módulos especialistas, o uso de Inteligência Artificial e novos sistemas na nuvem. Em seguida, será feita a modernização integral dos sistemas operacionais, melhoria da experiência do cliente nas interações com a Tegma, incorporação de novas tecnologias e consolidação de dados. 

“Quando esse processo estiver concluído, a conectividade da Tegma será ainda mais agilizada, com a utilização das mais modernas plataformas integrando qualquer tipo de tecnologia”, assinala Célia Takano. E acrescenta: “com isso, será dado todo o suporte tecnológico para que a empresa conduza com eficiência e segurança a sua estratégia de crescimento”.

Benefícios múltiplos

Ao concluir o processo de transformação digital, a Tegma proporcionará aprimoramentos nos diferentes processos e atividades da empresa, entre eles a jornada digital do cliente, a redução de custos e maximização das receitas e o desenvolvimento de novos modelos de negócios com base em produtos e serviços que demandem o uso de tecnologias. Permitirá, também, a organização de dados e utilização de tecnologias habilitadoras, como Inteligência Artificial, big data e blockchain

Faz parte dos princípios dessa iniciativa a ampliação do relacionamento com o ecossistema de inovação, conduzido pela tegUP, braço inovação aberta da Tegma, e a compreensão de que as pessoas são agentes de transformação dentro da cultura de inovação e consolidação da era digital. “A incorporação de novas e modernas ferramentas tecnológicas não se faz da noite para o dia. É fundamental preparar o terreno, pensar estrategicamente e investir de forma planejada para apoiar, com eficiência e responsabilidade, os planos de crescimento da companhia”, conclui a diretora de TI e Inovação da Tegma. 

Notícias Relacionadas

Tegma recebe crédito de R$ 20...

Recursos serão repassados por intermédio da Finame...
Read More

Pelo quinto ano consecutivo Tegma integra o...

Empresa é a terceira colocada na categoria...
Read More