Programa Mais Forte da Tegma completa 15 anos
Iniciativa pioneira no relacionamento entre empresa de logística e motoristas terceirizados
Em abril de 2008, a Tegma Gestão Logística lançou um programa com o objetivo de estreitar o relacionamento com os motoristas terceirizados que prestavam serviços para a empresa. Sendo pioneira no segmento, a iniciativa foi idealizada com base nos resultados de uma pesquisa realizada com transportadores que identificou a necessidade de aprimorar as ações de comunicação, qualidade de vida, segurança no trabalho e infraestrutura. Ao completar 15 anos de existência, é possível observar os resultados e benefícios decorrentes de uma ação contínua e estrategicamente planejada.
Uma das prioridades do programa desde o início foi o treinamento e a educação dos profissionais, que são feitos por meio de palestras e o uso de ferramentas de comunicação, como intranet, grupos de WhatsApp, perfil no Instagram e um podcast denominado Fortecast. Isso possibilita alcançar um número maior de profissionais. Segundo Ricardo Molina Meier, diretor de Operações do segmento de Logística de Veículos da Tegma, “desde o início, a empresa entendeu que quanto mais envolvimento, informação e conscientização dos prestadores, maior seria a excelência dos serviços”.
Ao observar os resultados, é possível concluir que a iniciativa foi bem-sucedida. Já no primeiro ano, houve uma redução de 41% no número de acidentes, caindo de 22 em 2008 para 13 no ano seguinte. De acordo com Claudinilson de Souza Morales e Raimundo Cajaiba Junior, responsáveis pelo programa, nessa década e meia, houve um aumento de cerca de 100% no total de veículos e prestadores de serviços, o que reflete a expansão da empresa. Eram 757 carretas e 662 motoristas em 2008, e atualmente são 1.425 veículos e 1.286 profissionais.
Nas palestras realizadas regularmente – chamadas de “diálogos de conscientização” no Programa Mais Forte -, são abordados temas relevantes para o dia a dia dos motoristas, desde a segurança no trânsito e a importância do sono até assuntos mais polêmicos, como os malefícios causados pelo uso de álcool e drogas. A pauta é estruturada com base nas pesquisas divulgadas pela Polícia Rodoviária no início de cada ano, nas quais são tabuladas as principais causas de acidentes nas estradas.
Outra função importante do programa é promover a requalificação dos motoristas sempre que necessário. Quando um profissional se envolve em um acidente ou é alvo de uma reclamação por parte do cliente, ele passa por este processo, que inclui atividades especificamente preparadas para o problema em questão. Muitas vezes, essas atividades são realizadas em instituições externas especializadas na qualificação de motoristas profissionais. Os resultados desse trabalho também confirmam a importância dessa iniciativa. Entre 2019 e 2023, a taxa de reincidência de motoristas que passaram pela requalificação foi inferior a vinte no total.
Grande utilidade durante a pandemia
Durante a pandemia de Covid-19, a existência deste programa de relacionamento foi de grande utilidade, uma vez que a Tegma mantinha ações regulares de interação com seus motoristas. “A maioria das empresas precisou criar ferramentas de comunicação para orientar seus colaboradores, mas nós já tínhamos essa relação de confiança estabelecida”, destaca Cláudio Henrique Gonçalves de Castro, gerente-executivo de Operações e Relacionamento da área de Logística de Veículos da Tegma.
Por meio dos canais existentes, os motoristas recebiam orientações sobre os cuidados que deveriam tomar e as normas de prevenção estabelecidas pela empresa e pelos clientes. Também foi elaborado um manual com todos os cuidados que os profissionais deveriam adotar, desde a saída de suas casas até o retorno. “Essa foi a prova de fogo do Programa Mais Forte e evidenciou que estamos preparados para enfrentar qualquer adversidade, mesmo uma tão inesperada quanto a pandemia de Covid-19”, ressalta Ricardo Molina.
Para marcar os quinze anos do Programa, foi organizado um encontro de confraternização reunindo colaboradores da Tegma e prestadores de serviço. A data também foi marcada pelo lançamento de uma newsletter – Mais Forte -, com informações sobre o Programa e dicas para a prevenção dos problemas de saúde que afetam com mais frequência os profissionais do volante.
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